A ressonância da articulação temporomandibular é um excelente exame, pois avalia além da estrutura óssea, os músculos, a cartilagem e o menisco.

São adquiridas imagens de cada lado em separado, sendo a parte mais importante do exame a fase dinâmica, onde são adquiridas imagens com diferentes graus de abertura da boca.

ressonância magnética (RM) é o único exame de imagem capaz de possibilitar uma visualização direta do disco articular e dos ligamentos da ATM. Nenhum outro exame, mesmo a tomografia computadorizada, serve como substituto pois não permitem visualizar com precisão os tecidos moles.

O hidrogênio, um dos elementos mais abundantes no corpo humano, é o principal responsável pela formação da imagem de RM, tornando possível a formação de imagens de diversos órgãos e tecidos que não são bem visualizados em outros exames de imagem.

Desta forma, se não solicitarmos uma ressonância da ATM, não poderemos saber, por exemplo, a posição do disco, o grau de desidratação ou a integridade estrutural do mesmo, se há uma distensão ou ruptura de algum ligamento, se há necrose medular no côndilo, dentre outras tantas lesões que podem ser visualizadas.

Marque uma visita:        62 3221 8002