Para esclarecer as causas de dor no pescoço ou dormência no braço. O exame permite examinar os ossos, as articulações e os tecidos moles da região do pescoço. São pesquisadas hérnia de disco, malformações vasculares, tumores, abscessos nos músculos ou nos ossos e os músculos, feixes nervosos e vasculares, da região cervical.

 Preparo

Jejum de, pelo menos, 4 horas. As instruções aqui descritas são comuns à maioria das clínicas de diagnóstico por imagem, porém após a escolha de onde fará o exame, verifique as instruções específicas do centro de diagnóstico, clínica ou laboratório. Quando o exame for feito sob sedação, é recomendado jejum de 8 horas.

Se tiver resultados de exames de imagem anteriores, como radiografias, ultrassonografia ou ressonância magnética da coluna cervical, pode ser útil informar à clínica de diagnóstico por imagem e leva-los no dia do exame.

Não suspender os medicamentos em uso, sem a devida autorização do médico solicitante. Caso seja necessário ingerir medicamentos no período de jejum para a realização do exame, o mesmo deverá ser feito com pequena quantidade de água. Pacientes que fazem uso de medicamentos para diabetes devem consultar a clínica de exames de imagem para verificar a necessidade de suspender antes do exame e, se necessário, só poderá ser feito com a autorização do médico solicitante.

Pacientes com “piercing”, deverão retirá-lo, em casa, antes de irem fazer o exame.

 Possíveis reações

O exame é indolor, não provoca nenhuma reação e não é prejudicial à saúde. Para alguns casos, poderá ser necessária a utilização de contraste. Os riscos de reação ao uso do contrate são baixos, geralmente relacionados a alergia. Com a aplicação do contraste, o paciente pode ter sensação de rubor (vermelhidão na pele) ou uma sensação de frieza, sabor salgado ou metálico na boca, dor de cabeça, coceira ou náusea e, eventualmente, vômito.

Apesar de ter um índice baixo de reação alérgica, pode haver a necessidade de tomar algum antialérgico 12 horas antes do exame para pacientes asmáticos ou que já tenham mostrado alergia a meios de contraste.

 Contraindicações

Paciente com insuficiência renal deve relatar esta condição previamente à clínica para avaliação pelo médico do risco benefício do uso do contraste. Não podem fazer esse exame, pessoas que tenham implantes e alguns aparelhos oculares; implantes otológicos cocleares, marca-passo cardíaco, fixadores ortopédicos externos. Alguns tipos de clipes utilizados em cirurgia para aneurisma contraindicam o exame. É preciso entrar em contato com o médico que colocou o clip para saber sobre a compatibilidade com o exame. Informe à clínica de diagnóstico por imagem se você acha que tem algum desses ou outros itens metálicos no corpo. Gestantes não devem fazer o exame no primeiro trimestre, exceto se houver uma indicação e justificativa escrita pelo médico solicitante. É imprescindível que a gestante informe à clínica sobre a gravidez. Alguns equipamentos tem limites de peso, portanto, procure informar seu peso correto quando solicitado pela clínica.

 Cuidados após o exame

Se o exame for feito com sedação, você não poderá voltar para casa sozinho, nem dirigir veículos automotores até que passe todo o efeito da medicação, o que pode demorar algumas horas. Se o exame for feito com contraste, é preciso tomar bastante líquido nas horas seguintes para que ele seja eliminado rapidamente. Quando é usado contraste, é preciso interromper a amamentação por um período de 48 horas após a realização do exame.

 Onde fazer

O exame é realizado em clínicas de imagem e hospitais que possuem o equipamento de ressonância magnética e profissionais qualificados. O equipamento possui um alto custo e é necessário condições específicas para sua utilização e funcionamento. Quer saber onde fazer esse exame, perto da sua casa ou trabalho? Clique aqui e encontre os melhores lugares para fazer o seu exame, usando ou não um plano de saúde.

Na coluna, a ressonância magnética pode fazer cortes de alguns milímetros, facilitando a visualização com precisão das estruturas, incluindo os espaços entre as vértebras, a parte óssea, partes moles, articulações e ligamentos. Dando suporte também para a análise de traumas, lesões e deslocamentos.

De 60 a 80 % das pessoas já sofreram ou sofrem de algum tipo de dor nas costas. A lombalgia é uma dessas dores. Podendo ser resultante das doenças degenerativas, é uma das causas mais frequentes de afastamento de trabalhadores.

As causas de dor incluem: estenose degenerativa (estreitamento do canal por onde passam os nervos devido à idade), estenose congênita (estreitamento presente desde o nascimento), neoplasia, infecção, trauma, inflamação ou processo artrítico.

A estenose por causa degenerativa pode originada no osso, ligamentos (aumento da espessura dos ligamentos espinhais ) ou origem no disco (lamina de tecido entre as vértebras que são as unidades da coluna). Muitas causas do estreitamento de canal medular são uma associação das 3 causas.

O local mais comum das patologias de coluna é na região lombar, seguida pela região cervical.

A ressonância magnética é melhor do que a tomografia na avaliação da doença degenerativa da coluna, porém para a parte óssea a tomografia computadorizada pode obter um resultado mais satisfatório.

Estenose (estreitamento) da medula espinhal que não tem origem no disco intervertebral (anel localizado entre as vertebras).

O disco intervertebral pode crescer e formar osteófitos, que nada mais são do que os famosos bicos de papagaio. Eles possuem formato de gancho e formam-se entre os discos das vertebras.Essa doença é chamada de espondilose. Ela pode ocorrer devido ao stress da coluna devido a movimentos ou posturas erradas.Com o tempo, pode ocorrer compressão dos nervos ocasionando dor.

Os sintomas geralmente são dorescrônicas, que pode se irradiar para membros. Sendo assim, as dores não são tão localizadas quanto as da hérnia de disco. Outros sintomas são a associação asensação de frio, queimação e formigamento. Alguns pacientes apresentamdéficit motor leve.

Estenose do canal medular de origem discogênica (membrana fibrosa entre as vertebras).

A origem da degeneração do disco é incerta, mas pode ser associada à degeneração por conta da idade – ao redor dos 50 anos de idade, 80 a 95 % das pessoas tem desgastedo disco em algum grau pelas forças de flexão e rotação durante os movimentos da coluna. A localização mais frequente e a região lombar entre L4-5 e L5 –S1.

A ressonânciamagnética e a tomografia computadorizada podem auxiliar nesse diagnóstico, indicando o grau e a extensão e facilitando o tratamento. Nos casos cirúrgicos,quandopodemos liberar o canal,se faz necessária a avaliaçãodaseventuais complicações ou o sucesso da cirurgia através da imagem.

No caso da coluna cervical, as etiologias são as mesmas, mas podem ocorrer sintomas diferentes, como dor e fraqueza tanto das extremidades superiores quanto das inferiores. As regiões mais afetadas da cervical são C4-5, C5-6 e C6-7.

Já coluna torácica, por ter um canal mais largo para passar as terminações nervosas, é preciso um acometimento mais severo das estruturas que compõe o canal.

TUMORES DE MEDULA

Pode ser primários da medula ou secundários,proveniente de tumores que começaram em outros órgãos. Alguns tumores são congênitos (exemplo são os dermóides e epidermóides) ou cistos por disrafismo, que é a abertura congênita da coluna. Algumas síndromes como a neurofibromatose também podem estar associadas a tumores de coluna.
Os sintomas dependem do nível e da extensão do tumor. Pode começar com dor nas costas, alterações motoras (paralisia espástica), fraqueza, alteração de reflexos ou de sensibilidade. O diagnóstico pode ser difícil em estágios iniciais o que pode atrasar o tratamento.

INSTRUÇÕES E PREPARO:

– É necessário jejum de 2 horas.
– Chegar com 30 minutos de antecedência.
– Clientes diabéticos e em uso de qualquer medicação hipoglicemiante (para controle do diabete) injetável ou por via oral: verificar junto ao médico assistente do cliente a necessidade de suspensão ou ajuste da medicação para o período de jejum.
– Demais medicamentos de uso rotineiro devem ser mantidos em suas dosagens e horários habituais.
– Menores de 18 anos e incapazes: obrigatório estar acompanhado de um representante legal devidamente identificado (pai, mãe, tutor ou curador).
– Maiores de 60 anos: aconselhável vir acompanhado de um adulto.
– É desejável a todos os clientes com idade superior a 70 anos, apresentarem o resultado de Creatinina realizado nos últimos 60 dias.
– Comparecer à unidade sem maquiagem nem gel ou creme nos cabelos, bem como sem joias, brincos , pingentes e piercings.
– Apenas não se recomenda que indivíduos com tatuagens recentes ou maquiagem definitiva, feitas pelo menos um mês antes, sejam submetidos à ressonância magnética. Quando a região da tatuagem e a região do exame coincidem, podem surgir aquecimento e irritação no local em alguns casos.
– Trazer exames anteriores relacionados (radiografias, ultrassonografias, tomografias computadorizadas e/ou ressonâncias magnéticas).
– É obrigatória a apresentação do pedido médico e da carteira de identidade oficial do(a) cliente.
– A apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio serão orientados no ato do agendamento

CONTRA-INDICAÇÕES AOS EXAMES DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

As seguintes condições e materiais contra-indicam a realização da ressonância:
– Alguns tipos de clipes de aneurisma (sobretudo os mais antigos). Favor entrar em contato com seu médico para saber mais sobre a compatibilidade do mesmo, ou entre em contato conosco.
– Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra-oculares para catarata)
– Implantes otológicos cocleares
– Marca-passo cardíaco
– Fixadores ortopédicos externos
– Gestantes: evitar no primeiro trimestre, salvas algumas exceções, e realizar apenas nos casos onde exista uma indicação clara.
– Asma ou alergias (principalmente aos meios de contraste radiológicos): em alguns exames será necessária a injeção da substância gadolínio (contraste da RM). Apesar de ter um índice extremamente baixo de reação alérgica, pode haver a necessidade de preparo antialérgico, que se iniciará 12 horas antes do exame.

AS SEGUINTES CONDIÇÕES E MATERIAIS SÃO PERMITIDOS PARA A REALIZAÇÃO DA RESSONÂNCIA:

– Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar
– Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas)
– Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos)
– Derivação ventriculoperitoneal
– Dispositivo intra-uterino (DIU)
– Stents intravasculares (como stent coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância  após 6 semanas de sua colocação.

Obrigatória apresentação de documentação, carteira do convênio e solicitação médica

Marque uma visita:        62 3221 8002