A ressonância magnética da bacia pode ser usada para examinar os ossos, as articulações e os tecidos moles da região do quadril. São pesquisadas malformações vasculares, tumores, abscessos na parede, nos músculos ou nos ossos. São avaliados os ossos sacro, ílio, ísquio, púbis, os músculos e feixes nervosos e vasculares.

Preparo

Jejum de, pelo menos, 4 horas. As instruções aqui descritas são comuns à maioria das clínicas de diagnóstico por imagem, porém após a escolha de onde fará o exame, verifique as instruções específicas do centro de diagnóstico, clínica ou laboratório. Quando o exame for feito sob sedação, é recomendado jejum de 8 horas.

Se tiver resultados de exames de imagem anteriores, como radiografias, ultrassonografia ou ressonância magnética da área examinada, pode ser útil informar à clínica de diagnóstico por imagem e leva-los no dia do exame.

 Possíveis reações

O exame é indolor, não provoca nenhuma reação e não é prejudicial à saúde. Para alguns casos, poderá ser necessária a utilização de contraste. Os riscos de reação ao uso do contrate são baixos, geralmente relacionados a alergia. Com a aplicação do contraste, o paciente pode ter sensação de rubor (vermelhidão na pele) ou uma sensação de frieza, sabor salgado ou metálico na boca, dor de cabeça, coceira ou náusea e, eventualmente, vômito.

Apesar de ter um índice baixo de reação alérgica, pode haver a necessidade de tomar algum antialérgico 12 horas antes do exame para pacientes asmáticos ou que já tenham mostrado alergia a meios de contraste.

 Contraindicações

Paciente com insuficiência renal deve relatar esta condição previamente à clínica para avaliação pelo médico do risco benefício do uso do contraste. Não podem fazer esse exame, pessoas que tenham implantes e alguns aparelhos oculares; implantes otológicos cocleares, marca-passo cardíaco, fixadores ortopédicos externos. Alguns tipos de clipes utilizados em cirurgia para aneurisma contraindicam o exame. É preciso entrar em contato com o médico que colocou o clip para saber sobre a compatibilidade com o exame. Informe à clínica de diagnóstico por imagem se você acha que tem algum desses ou outros itens metálicos no corpo. Gestantes não devem fazer o exame no primeiro trimestre, exceto se houver uma indicação e justificativa escrita pelo médico solicitante. É imprescindível que a gestante informe à clínica sobre a gravidez. Alguns equipamentos tem limites de peso, portanto, procure informar seu peso correto quando solicitado pela clínica.

 Cuidados após o exame

Se o exame for feito com sedação, você não poderá voltar para casa sozinho, nem dirigir veículos automotores até que passe todo o efeito da medicação, o que pode demorar algumas horas. Se o exame for feito com contraste, é preciso tomar bastante líquido nas horas seguintes para que ele seja eliminado rapidamente. Quando é usado contraste, é preciso interromper a amamentação por um período de 48 horas após a realização do exame.

 Onde fazer

O exame é realizado em clínicas de imagem e hospitais que possuem o equipamento de ressonância magnética e profissionais qualificados. O equipamento possui um alto custo e é necessário condições específicas para sua utilização e funcionamento. Quer saber onde fazer esse exame, perto da sua casa ou trabalho? Clique aqui e encontre os melhores lugares para fazer o seu exame, usando ou não um plano de saúde.

A ressonância magnética para a avaliação da bacia permite identificar bursites e artropatias inflamatórias, infecciosas e degenerativas nessa região. Permite, também, o diagnóstico de malformações vasculares,  coleções nos planos subcutâneo, muscular ou ósseo. Os estudos de fraturas, lesões osteocondrais e ligamentares, estiramentos musculares, tendinopatias e dos feixes neurovasculares são igualmente eficazes nesse exame. Outras indicações para esse exame são o estudo de tumores primários ou secundários (metástases) que comprometam tecidos moles ou ossos. Podem ser realizadas reconstruções multiplanares ou em 3D.

Pacientes com marcapasso, clipes de aneurisma, implante coclear ou neuroestimuladores NÃO podem realizar o exame. Informar se possuem materiais metálicos no corpo. Habitualmente, não se utiliza contraste. Fazer jejum de 3 horas.

Duração média do exame: 40 minutos

em sido indicada sempre que possível com o ultrassom transvaginal com preparo intestinal para avaliar a presença de endometriose (focos de células que descamam na menstruação que se implantam dentro da pelve). Podemos ver focos de endometriose em ovários, junto ao útero, em alças intestinais e podemos ver uma das consequências da endometriose quando ocorrem aderências entre as estruturas pélvicas, alças intestinais e ligamentos. Com frequência é utilizada para avaliar focos de difícil alcance na cirurgia para melhor planejamento como, por exemplo, no septo reto vaginal, que é uma parede que separa o reto da parede vaginal, ou dependendo do acometimento das alças,é eventualmente necessário avaliar a retirada de segmentos de alça para melhorar o quadro clinico que geralmente cursa com dor ou pode, eventualmente, estar relacionado à dificuldade para gravidez.

Podemos avaliar também miomas, quando a paciente precisa fazer cirurgia para retirada dos mesmos para não atrapalhar a gravidez.E ainda podemos avaliar os ovários em lesões suspeita de tumores.

Ressonância 1,5 Tesla com Bobina de sete canais imagem pelve – útero.

RESSONÂNCIA DA PELVE FEMININA SEM CONTRASTE PARA AVALIAÇÃO DE ENDOMETRIOSE

Exame não necessita contraste.
Detectam as alterações fibrocicatriciais e alterações hemáticas do sinal decorrentes da endometriose em complementaçãoa ultrassonografia com Doppler colorido.

Como pedir este exame:
Ressonância da pelve feminina sem contraste.

RESSONÂNCIA DA PELVE COM CONTRASTE E DIFUSÃO PARA AVALIAÇÃO LESÃO OVARIANA

Para detecção/ avaliação/ caracterização de sinais de agressividade de uma lesão tumoral pelo tipo de curva de captação de contraste e avaliar estadiamento / linfonodos (difusão)

Como pedir este exame:
Ressonância da pelve feminina  com contraste + Difusão.

RESSONÂNCIA DA PELVE COM CONTRASTE PARA AVALIAR MIOMAS

Para detecção/ avaliação/ caracterização de miomas como opção ou complemento do ultra-som e permitindo avaliar realce com contraste

Como pedir este exame:
Ressonância da pelve feminina  com contraste.

INSTRUÇÃO DE PREPARO DA PELVE FEMININA

INSTRUÇÕES E PREPARO:

– É necessário jejum de 4 horas.
– Chegar com 30 minutos de antecedência.

a) Na véspera do exame
– Tomar um comprimido de Dulcolax® às 8 horas e outro às 14 horas.
Caso estes medicamentos causem cólicas ou dores abdominais, é possível fazer uso de Buscopan® simples, por via oral, na dose de um comprimido ou, então, de 30 gotas.

Durante todo o dia, é necessário manter uma dieta pobre em resíduos, composta dos seguintes alimentos:
— suco de frutas coado, água, chá e café;
— água de coco;
— gelatina sem pedaços de frutas;
— pão francês;
— bolacha água e sal;
— sopa magra coada (sem sólidos) de caldo de carne ou de frango;
— macarrão com molho vermelho ou alho e óleo (sem carne nem queijo ralado);
— purê de batata;
— arroz branco;
— picolé de frutas;
— suspiros.
– Alimentos como leite e derivados, verduras cruas, bagaço de frutas, salada de folhas, frituras, feijões, grão-de-bico, milho, lentilha, ervilha, sementes e similares não podem ser consumidos nesse dia.

b) No dia do exame
– A dieta pobre em resíduos deve ser mantida até o início do jejum, que tem de começar quatro horas antes do exame.
– Como a bexiga precisa estar com médio enchimento para a avaliação da pelve, é preciso ficar sem urinar na hora que antecede a ressonância.
– Clientes diabéticos e em uso de qualquer medicação hipoglicemiante (para controle do diabete) injetável ou por via oral: verificar junto ao médico assistente do cliente a necessidade de suspensão ou ajuste da medicação para o período de jejum.
– Demais medicamentos de uso rotineiro devem ser mantidos em suas dosagens e horários habituais.
– Menores de 18 anos e incapazes: obrigatório estar acompanhado de um representante legal devidamente identificado (pai, mãe, tutor ou curador).
– Maiores de 60 anos: aconselhável vir acompanhado de um adulto.
— É desejável a todos os clientes com idade superior a 70 anos, apresentarem o resultado de Creatinina realizado nos últimos 60 dias.
– Comparecer à unidade sem maquiagem nem gel ou creme nos cabelos, bem como sem joias, brincos , pingentes e piercings.
– Apenas não se recomenda que indivíduos com tatuagens recentes ou maquiagem definitiva, feitas pelo menos um mês antes, sejam submetidos à ressonância magnética. Quando a região da tatuagem e a região do exame coincidem, podem surgir aquecimento e irritação no local em alguns casos.
– Trazer exames anteriores relacionados (radiografias, ultrassonografias, tomografias computadorizadas e/ou ressonâncias magnéticas).
– É obrigatória a apresentação do pedido médico e da carteira de identidade oficial do(a) cliente.
– A apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio serão orientados no ato do agendamento.

INSTRUÇÃO DE PREPARO DA PELVE MASCULINA

INSTRUÇÕES E PREPARO:

– É necessário jejum de 4 horas.
– Chegar com 30 minutos de antecedência.
– Clientes diabéticos e em uso de qualquer medicação hipoglicemiante (para controle do diabete) injetável ou por via oral: verificar junto ao médico assistente do cliente a necessidade de suspensão ou ajuste da medicação para o período de jejum.
– Demais medicamentos de uso rotineiro devem ser mantidos em suas dosagens e horários habituais.
– Menores de 18 anos e incapazes: obrigatório estar acompanhado de um representante legal devidamente identificado (pai, mãe, tutor ou curador).
– Maiores de 60 anos: aconselhável vir acompanhado de um adulto.
— É desejável a todos os clientes com idade superior a 70 anos, apresentarem o resultado de Creatinina realizado nos últimos 60 dias.
– Comparecer à unidade sem maquiagem nem gel ou creme nos cabelos, bem como sem joias, brincos , pingentes e piercings.
– Apenas não se recomenda que indivíduos com tatuagens recentes ou maquiagem definitiva, feitas pelo menos um mês antes, sejam submetidos à ressonância magnética. Quando a região da tatuagem e a região do exame coincidem, podem surgir aquecimento e irritação no local em alguns casos.
– Trazer exames anteriores relacionados (radiografias, ultrassonografias, tomografias computadorizadas e/ou ressonâncias magnéticas).
– É obrigatória a apresentação do pedido médico e da carteira de identidade oficial do(a) cliente.
– A apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio serão orientados no ato do agendamento.

CONTRA-INDICAÇÕES AOS EXAMES DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

As seguintes condições e materiais contra-indicam a realização da ressonância:
– Alguns tipos de clipes de aneurisma (sobretudo os mais antigos). Favor entrar em contato com seu médico para saber mais sobre a compatibilidade do mesmo, ou entre em contato conosco.
– Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra-oculares para catarata)
– Implantes otológicos cocleares
– Marca-passo cardíaco
– Fixadores ortopédicos externos
– Gestantes: evitar no primeiro trimestre, salvas algumas exceções, e realizar apenas nos casos onde exista uma indicação clara.
– Asma ou alergias (principalmente aos meios de contraste radiológicos): em alguns exames será necessária a injeção da substância gadolínio (contraste da RM). Apesar de ter um índice extremamente baixo de reação alérgica, pode haver a necessidade de preparo antialérgico, que se iniciará 12 horas antes do exame.

As seguintes condições e materiais são permitidos para a realização da ressonância:
– Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar
– Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas)
– Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos)
– Derivação ventriculoperitoneal
– Dispositivo intra-uterino (DIU)
– Stents intravasculares (como stent coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância  após 6 semanas de sua colocação.

Obrigatória apresentação de documentação, carteira do convênio e solicitação médica

Marque uma visita:        62 3221 8002