A ressonância de coluna torácica é usada, principalmente, na investigação da dor na região na região dorsal. Esse exame identifica alterações degenerativas, como osteofitos (bicos de papagaio) e hipertrofias de facetas articulares, as quais determinam estreitamentos do canal vertebral e de foramens intervertebrais com compressão de nervos. Duas das desvantagens da ressonância são o tempo de execução do exame (24 minutos na ressonância e 20 segundos na tomografia) e a visualização da parte óssea, que é melhor na tomografia. As hérnias de disco e alguns tumores também são identificadas nesse exame. Podem ser realizadas reconstruções multiplanares e em 3D.

Pacientes com marcapasso, clipes de aneurisma e implante coclear NÃO podem realizar o exame. Informar se possuem materiais metálicos no corpo. Habitualmente não se utiliza contraste, mas ele é necessário nas colunas já operadas. Fazer jejum de 3 horas.

Duração média do exame: 24 minutos. Quando há necessidade de contraste, o tempo médio vai para 36 minutos.

Para localizar tumores ou outros problemas da coluna vertebral, da medula espinhal, das vértebras e discos intervertebrais. O exame permite examinar os ossos, as articulações e os tecidos moles da região das costas. São pesquisadas hérnia de disco, malformações vasculares, tumores, abscessos, nos músculos ou nos ossos, os músculos e feixes nervosos e vasculares.

Preparo

Jejum de, pelo menos, 4 horas. As instruções aqui descritas são comuns à maioria das clínicas de diagnóstico por imagem, porém após a escolha de onde fará o exame, verifique as instruções específicas do centro de diagnóstico, clínica ou laboratório. Quando o exame for feito sob sedação, é recomendado jejum de 8 horas.

Se tiver resultados de exames de imagem anteriores, como radiografias, ultrassonografia ou ressonância magnética de coluna, pode ser útil informar à clínica de diagnóstico por imagem e leva-los no dia do exame.

Não suspender os medicamentos em uso, sem a devida autorização do médico solicitante. Caso seja necessário ingerir medicamentos no período de jejum para a realização do exame, o mesmo deverá ser feito com pequena quantidade de água. Pacientes que fazem uso de medicamentos para diabetes devem consultar a clínica de exames de imagem para verificar a necessidade de suspender antes do exame e, se necessário, só poderá ser feito com a autorização do médico solicitante.

Pacientes com “piercing” deverão retirá-lo, em casa, antes de irem fazer o exame.

 Possíveis reações

O exame é indolor, não provoca nenhuma reação e não é prejudicial à saúde. Para alguns casos, poderá ser necessária a utilização de contraste. Os riscos de reação ao uso do contrate são baixos, geralmente relacionados a alergia. Com a aplicação do contraste, o paciente pode ter sensação de rubor (vermelhidão na pele) ou uma sensação de frieza, sabor salgado ou metálico na boca, dor de cabeça, coceira ou náusea e, eventualmente, vômito.

Apesar de ter um índice baixo de reação alérgica, pode haver a necessidade de tomar algum antialérgico 12 horas antes do exame para pacientes asmáticos ou que já tenham mostrado alergia a meios de contraste.

 Contraindicações

Paciente com insuficiência renal deve relatar esta condição previamente à clínica para avaliação pelo médico do risco benefício do uso do contraste. Não podem fazer esse exame, pessoas que tenham implantes e alguns aparelhos oculares; implantes otológicos cocleares, marca-passo cardíaco, fixadores ortopédicos externos. Alguns tipos de clipes utilizados em cirurgia para aneurisma contraindicam o exame. É preciso entrar em contato com o médico que colocou o clip para saber sobre a compatibilidade com o exame. Informe à clínica de diagnóstico por imagem se você acha que tem algum desses ou outros itens metálicos no corpo. Gestantes não devem fazer o exame no primeiro trimestre, exceto se houver uma indicação e justificativa escrita pelo médico solicitante. É imprescindível que a gestante informe à clínica sobre a gravidez. Alguns equipamentos tem limites de peso, portanto, procure informar seu peso correto quando solicitado pela clínica.

 Cuidados após o exame

Se o exame for feito com sedação, você não poderá voltar para casa sozinho, nem dirigir veículos automotores até que passe todo o efeito da medicação, o que pode demorar algumas horas. Se o exame for feito com contraste, é preciso tomar bastante líquido nas horas seguintes para que ele seja eliminado rapidamente. Quando é usado contraste, é preciso interromper a amamentação por um período de 48 horas após a realização do exame.

 Onde fazer

O exame é realizado em clínicas de imagem e hospitais que possuem o equipamento de ressonância magnética e profissionais qualificados. O equipamento possui um alto custo e é necessário condições específicas para sua utilização e funcionamento. Quer saber onde fazer esse exame, perto da sua casa ou trabalho? Clique aqui e encontre os melhores lugares para fazer o seu exame, usando ou não um plano de saúde.

Marque uma visita:        62 3221 8002