A ressonância do pescoço tem utilização ampla, sendo um dos melhores exames para avaliação cervical.

São avaliadas as glândulas salivares, tireoide, paratireoide, bem como a língua, laringe e traqueia além das estruturas superficiais como a musculatura.

São adquiridas imagens de alta resolução em diferentes planos ortogonais para obter o máximo de informações possíveis.

Devido ao grande número de estruturas que compões a região, é importante que o pedido médico seja específico, com indicação precisa, a fim de realizar um exame com protocolo específico para a área de interesse.

A ressonância magnética do pescoço é utilizada na avaliação das glândulas salivares (parótidas, submandibulares e sublinguais), da tireoide, da faringe e da laringe. Outros tecidos moles, como musculatura, vasos, gânglios e tumores de um modo geral são melhor estudados na ressonância do que na tomografia. Podem ser realizadas reconstruções multiplanares e em 3D.

Pacientes com marcapasso, clipes de aneurisma, implante coclear ou neuroestimuladores NÃO podem realizar o exame. Informar se possui material metálico no corpo.

É necessário o uso de contraste. Pacientes com problemas conhecidos de função renal, diabéticos, com lúpus ou com mais de 60 anos devem apresentar exames recentes de ureia e creatinina. Fazer jejum de 3 horas.

Duração média do exame: 40 minutos

RM PESCOÇO/REGIÃO CERVICAL/GLÂNDULAS

1. Principais indicações

– Avaliação multiplanar da laringe e faringe.
– Avaliação multiplanar das glândulas salivares e tiróide.
– Avaliação de lesões expansivas cervicais para planejamento cirúrgico ou controle de tratamento

2. Regiões estudadas

– Inclui toda a região cervical, glândulas, músculos, vasos e ossos.

Marque uma visita:        62 3221 8002